Agende uma Avaliação de Seu Imóvel
A avaliação funciona como um termômetro para que seja possível verificar se o produto, no caso o imóvel, está de acordo com o mercado, tendo como objetivo definir o seu valor justo para a comercialização.
Para se vender ou alugar imóveis é necessário saber seu valor de mercado e ninguém melhor para apurar este valor do que o corretor de imóveis.
A vivência no mercado, tratativas com clientes e a rotina diária conhecendo apartamentos, casas, imóveis comerciais, terrenos, áreas, desenvolvendo novos projetos e analisando tendências, trazem a este profissional uma grande vantagem na hora de se fazer a avaliação de um imóvel.
Existem vários fatores que podem influenciar na avaliação de um imóvel, como sua localização, meios de transporte na região, facilidade de deslocamento, estado de conservação, tamanho do terreno e da área construída, qualidade da construção, segurança, tempo de construção, infra-estrutura e instalações – A análise destes pontos pode ainda ser combinada com a oferta e demanda do momento dando ao profissional o embasamento necessário para se avaliar um imóvel e dar ao interessado um valor justo à negociação imobiliária (declaração de patrimônio, venda ou locação).
Quanto mais apurado for o cálculo do valor do imóvel, mais rápida será a realização do negócio almejado evitando dissabores entre proprietários e adquirentes, pois as duas partes saberão com dados comprovados que o valor negociado é o valor real de mercado.
Avaliador de imóveis – Quem pode avaliar ?
A avaliação de imóveis pode ser executada por um arquiteto, por um engenheiro, ou por um corretor avaliador imobiliário, entende-se por corretor avaliador aquele que possui o certificado nacional de avaliador imobiliário (CNAI) título adquirido após cursar Gestão imobiliária ou através de curso técnico emitido pelo COFECI, Conselho Nacional dos Corretores de Imóveis.
O contato direto com a rotina imobiliária é o grande diferencial dos corretores de imóveis em relação a outros profissionais ao se fazer uma avaliação, pois é de grande peso na determinação do valor de um imóvel e é por isso que engenheiros e arquitetos quase sempre consultam um corretor imobiliário antes de dar seu parecer de valor de mercado.
Parecer técnico e parecer verbal
O resultado da avaliação do imóvel pode ser passado por escrito (parecer técnico, laudo mercadológico ou laudo de avaliação) como é mais detalhada e estruturada é usada normalmente em processos judiciais, divórcios, cobranças, permutas, disputas legais, inventários, leilões, ou verbal (opinião de mercado) mais usada em negociações de compra e venda onde o profissional sugere o valor. Esta é a primeira coisa a se fazer ao decidir pela negociação do imóvel, a apuração e documentação de seu preço.
Um determinado imóvel pode ser avaliado de maneiras diferentes, sendo os mais conhecidos: método involutivo e método evolutivo usados por arquitetos e engenheiros e o método comparativo usados pelos peritos avaliadores corretores de imóveis no qual os imóveis são visitados, fotografados, comparados com imóveis similares no mercado e com a combinação destes dados é apurado o seu valor.
A escolha certa da empresa ou do profissional para avaliação de um imóvel
A região de atuação da empresa pode ser fundamental devido à possibilidade de maior assertividade na apuração do valor e entender melhor o que os clientes daquela região buscam.
O Tempo de atuação no mercado também é muito importante pois o profissional entende a “cultura da região” como determinados locais foram formados e de acordo com sua experiência, quais as tendências de valorização ou desvalorização.
A importância da formação do profissional avaliador imobiliário, tanto a base teórica, quanto a experiência de mercado darão maior sustentabilidade à argumentação do valor.
A experiência do Corretor de imóveis ajuda a valorizar o seu imóvel
Ajustes finos – O estado de conservação do imóvel pode influenciar muito no valor de mercado e velocidade de negociação, dependendo da análise do corretor avaliador este pode sugerir eventuais reformas, limpezas ou adaptações que poderão elevar seu preço.
Exposição indevida – Você já deve ter se deparado com uma região cheia de placas de venda, ou um prédio com muitas placas e faixas, isso influencia no preço, afinal por que todo mundo está vendendo? A exposição do imóvel tem que ser direcionada ao público certo, um imóvel com placas de diversas imobiliárias, anunciado em vários sites e com várias empresas pode dar a impressão de necessidade urgente na venda, nestes casos o cliente tentará negociar com a oferta em que o valor for menor ou usará o argumento do excesso de ofertas para abaixar o preço.